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Acabou de sair na Critical Stages, a revista da Associação Internacional de Crítica de Teatro (AICT-IATC), um artigo sobre a crítica de teatro feita na internet no Brasil dos últimos anos. O texto foi escrito por Daniele Avila Small, que é presidenta da seção brasileira da AICT e editora da revista Questão de Crítica. Está em inglês e pode ser acessado no nº 23 da Critical Stages: https://www.critical-stages.org/23/hands-on-and-group-work-online-theatre-criticism-in-brazil/


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A Faculdade de Letras da UFMG, em parceria com o NELAP - Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas, realiza, entre os dias 1º e 29 de junho, o curso on-line Crítica e mediação teatral, com inscrições gratuitas. Concebidos em formato de debates, os encontros acontecem às terças e quintas, das 19h às 21h, com exceção da abertura do evento, que será no dia 1º de junho, das 14h às 16h. As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio e haverá emissão de certificado para os inscritos. O curso é a primeira ação do programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral (FALE/UFMG), que visa estimular a fruição das artes cênicas entre públicos diversos.


Voltado para estudantes, críticos, mediadores e pesquisadores da área, o curso tem como foco as transformações históricas da crítica e da mediação teatral, além de debater suas vertentes contemporâneas. Serão oito encontros virtuais com professores, profissionais da área, artistas e pesquisadores convidados. A transmissão será via YouTube, com link enviado para os inscritos antes de cada encontro. O curso tem a coordenação de Julia Guimarães e Paulo Bio Toledo, professores da FALE/UFMG na área de Literatura e outras artes.


Serviço:

Curso on-line de crítica e mediação teatral (FALE/UFMG)

Período: 01 a 29 de junho

Horário: 19h às 21h (exceto a abertura no dia 1º de junho, que será das 14h às 16h)

Local: YouTube (link será enviado aos inscritos antes de cada encontro)

Link para formulário de inscrições: https://url.gratis/7EeWb


ABERTURA

01/06

14h. Crítica como prática social

Óscar Cornago (CSIC, Espanha)

Pesquisador no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC, Espanha), autor de livros como “Ensayos de teoría escénica: Sobre teatralidad, público y democracia” (2015)

15h30. Mesa de lançamento do site da seção brasileira da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT/Brasil)

Com a participação de Afonso Nilson (UDESC), Daniele Ávila Small (Questão de Crítica, RJ) e Renan Ji (UFRJ/Questão de Crítica, RJ)

PARTE I. SENTIDOS DA CRÍTICA

08/06. Crítica teatral e espectadores no Brasil do século XIX

Luiz Pimentel (USP)

Ator, dramaturgo e doutorando em Artes Cênicas pela USP

João Roberto Faria (USP)

Professor Sênior de Literatura Brasileira da FFLCH/USP. Autor de vários livros, entre eles “Idéias Teatrais: o Século XIX no Brasil” (2001). Organizador do livro “História do Teatro Brasileiro” (2012)

10/06. A crítica do teatro brasileiro no século XX

Alessandra Vannucci (UFRJ)

Dramaturga, diretora, professora de Direção Teatral e de Linguagem Fotográfica na ECO-UFRJ, organizadora do livro “Crítica da razão teatral. O teatro brasileiro visto por Ruggero Jacobbi” (2005)

Christine Junqueira (UNIRIO)

Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, com dissertação e tese dedicadas ao crítico teatral Yan Michalski. Coautora do capítulo “A crítica teatral moderna”, do livro “História do Teatro Brasileiro”

Guilherme Diniz (UFMG/Horizonte da Cena, MG)

Ator e crítico teatral, mestrando em Literatura Brasileira (FALE/UFMG) e Diretor Artístico do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, de Pará de Minas /MG

15/06. Dilemas da crítica contemporânea: entre o diálogo e o juízo

Daniel Guerra (UFBA/Revista Barril, BA)

Editor-fundador da Revista Barril, crítico, diretor teatral e doutorando em artes cênicas pela UFBA

Fernanda Araujo Perniciotti (PUC-SP/Estadão)

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), jornalista e crítica de dança colaboradora do jornal Estado de S. Paulo - Estadão

Lorenna Rocha (Quarta Parede/PE)

Licenciada em História (UFPE), crítica teatral, revisora e curadora textual do site Quarta Parede (PE)

Patrick Pessoa (UFF/Questão de Crítica, RJ)

Dramaturgo e professor de filosofia da UFF. Como crítico teatral, colabora no jornal O Globo e na Revista Questão de Crítica

PARTE II. METAMORFOSES DA MEDIAÇÃO

17/06. Mediação como crítica, crítica como mediação

Cayo Honorato (UnB)

Professor no Departamento de Artes Visuais da UnB, com pesquisa sobre a atuação dos públicos e a mediação cultural

Daniele Ávila Small (Questão de Crítica, RJ)

Crítica teatral, doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, autora do livro “O crítico ignorante” (2015), curadora e editora-idealizadora da revista Questão de Crítica.

22/06: Transformações históricas na mediação teatral

Maria Lúcia Pupo (USP)

Professora titular no Departamento de Artes Cênicas na ECA-USP, atua especialmente em Pedagogia do Teatro. Autora do livro “Para alimentar o desejo de teatro” (2015), entre outros

Ney Wendell (UQAM, Canadá)

Natural de Valente-BA, professor da Faculdade de Artes da Université du Québec à Montréal (UQAM), autor do livro “Cuida Bem de Mim: teatro, afeto e violência nas escolas” (2010), entre outros

24/06: Mediação e experiência estética

Arlene von Sohsten (Mediato, DF)

Mestre em Artes Cênicas pela UnB, mediadora cultural, pesquisadora em recepção teatral e coordenadora Pedagógica do Museu Educativo.

Giuliana Simões (ESCH-SP)

Professora em Artes da Cena na ESCH -SP, pós-doutora no Instituto de Artes da Unicamp. Integra o Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (iNerTE), autora do livro “Teatro e Sociedade: formação da plateia brasileira no século XIX” (2017), entre outros

Glauber Coradesqui (IFF)

Pesquisador, mediador cultural e dramaturgo, professor do Instituto Federal Fluminense. Doutor em Arte pela UnB, autor do livro “Experiência e Mediação de Espetáculos” (2018)

ENCONTRO FINAL

29/06: Mediação e crítica em tempos de emergência

Francisco Mallmann (Bocas Malditas, PR/UFRJ)

Atua na intersecção entre poesia, dramaturgia, artes visuais, crítica de arte e teoria. Doutorando em Artes da Cena pela UFRJ, é autor do livro “haverá festa com o que restar” (2018), entre outros

Paloma Franca Amorim (SP/Pará)

Nasceu em Belém do Pará, é escritora, pesquisadora e crítica de artes da cena. Formada em Artes Cênicas pela USP, autora do livro “O Oito” (2021), entre outros

Poliana Bicalho (UFBA/Petiz)

Doutoranda no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA. Professora de teatro na Rede Municipal de Salvador, Tutora Online do Curso EAD em Licenciatura em Dança (UFBA), coordenadora do Festival de Arte para Infância e Juventude (PETIZ)

Rita Aquino (UFBA/FIAC)

Professora da Escola de Dança da UFBA, coordenadora das Atividades Formativas do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia) e do Programa de Mediação Cultural do Palco Giratório 2019

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O evento “Entre:dramaturgismos” convida o público a pensar a prática do dramaturgismo no teatro em diferentes contextos e acontece on-line entre 8 e 15 de abril, com realização do Instituto Goethe São Paulo.


Ele é composto por três mesas de debates com convidadas e convidados do Brasil e da Alemanha transmitidas ao vivo pelo Youtube do Instituto Goethe São Paulo, um espaço para compartilhamento de experiências e formação de redes e o lançamento de uma publicação. A curadoria é assinada pelo dramaturgista, ator e pesquisador Antonio Duran, pelo produtor cultural Daniel Cordova e pela jornalista, critica e pesquisadora Michele Rolim. Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site https://www.goethe.de/brasil/entredramaturgismos. Estudantes interessados em receber certificado de participação no evento podem solicitá-lo fazendo uma inscrição no mesmo endereço. SERVIÇO ENTRE:DRAMATURGISMOS Quando: de 8 a 15 de abril de 2021 Onde: www.youtube.com/goethesaopaulo Site do Projeto: https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/sup/edr.html Contato: micherolim@gmail.com Michele Rolim (Porto Alegre) danielcordovaorama@gmail.com Daniel Cordova (São Paulo) PROGRAMAÇÃO MESAS DE DEBATE Todas com interpretação em libras Transmissão ao vivo no canal Youtube do Goethe-Institut São Paulo: www.youtube.com/goethesaopaulo Para solicitação de certificados, é necessário efetuar inscrição pelo Zoom (ver link abaixo de cada resumo de evento) para cada mesa e assistir aos debates por este mesmo programa. _______________________________________________________________ 8/4/21, quinta-feira, às 19h, ao vivo no canal www.youtube.com/goethesaopaulo O DRAMATURGISMO NOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO CÊNICA Processos contemporâneos motivados pela experimentação e que engendram um percurso de pesquisa teórica e prática, muitas vezes caracterizados pela criação colaborativa, a hibridização das linguagens artísticas, a realização no espaço público, entre outros movimentos, colocam o trabalho artístico em outro patamar de complexidade e repercutem na esfera da prática do dramaturgismo. Esta mesa pretende discutir como se articula a atividade do dramaturgismo dentro do contexto de processos de criação em teatro, tendo em vista estas transformações. Debatedores: Fátima Saadi e Silvana Garcia Provocador: Cacá Brandão Mediadora: Michele Rolim Para obtenção de certificado, inscrição necessária: https://zoom.us/webinar/register/WN__aI0uus9TY2IdG6Wrt1-FQ _______________________________________________________________ 9/4/21, sexta-feira, às 19h, ao vivo no canal www.youtube.com/goethesaopaulo O ESTUDO E A FORMAÇÃO EM DRAMATURGISMO Um dos sinais do avanço da prática do dramaturgismo no Brasil é o surgimento de cursos de formação que contemplam o exercício da atividade, como os cursos técnicos de dramaturgia da SP Escola de Teatro, em São Paulo, e da MT Escola de Teatro, em Cuiabá, ambos dedicados também à formação teórica e prática em dramaturgismo. Esta mesa trará à reflexão como se organiza um processo de formação em dramaturgismo, quais saberes e competências ela visa desenvolver, tendo em vista as transformações nos processos de criação contemporâneos, assim como a complexidade dos atributos da função. Debatedores: Marici Salomão e Edélcio Mostaço Provocadora: Beti Rabetti Mediador: Antonio Duran Para obtenção de certificado, inscrição necessária: https://zoom.us/webinar/register/WN_D7VxP55gT5CblTUWVa9V4g _______________________________________________________________ 10/4/21, sábado, às 15h, ao vivo no canal www.youtube.com/goethesaopaulo O DRAMATURGISMO NAS INSTITUIÇÕES A conversa acontece em português e em alemão com tradução simultânea. Mais comum na Europa, o dramaturgismo institucional se refere tanto à atividade dos teatros de repertório, em que a pessoa responsável pelo dramaturgismo faz parte de uma equipe estável de criação, quanto à atuação em esferas institucionais exteriores ao processo criativo, como a escolha do repertório ou a programação de um teatro independente. Esta mesa contextualizará estas diferentes abordagens da prática do dramaturgismo no âmbito europeu, a fim de trazer ao público uma face da função pouco conhecida em nosso meio e especular se e de que modo ela pode contribuir para a atividade teatral local. Debatedores: Carmen Hornbostel e Marcus Droß Provocador: Kil Abreu Mediador: Daniel Cordova Para obtenção de certificado, inscrição necessária: https://zoom.us/webinar/register/WN_5dukDn8fQLaKcDDd7deQ8Q _______________________________________________________________ ESPAÇO ABERTO: REDES POSSÍVEIS 15/4/21, quinta-feira, 15h-18h pelo Zoom. A atividade não terá transmissão. O Espaço Aberto: Redes Possíveis, que encerra o evento entre:dramaturgismos, tem o intuito de colaborar para o estabelecimento de redes de contato entre dramaturgistas no país. Para ele são convidadas a participar, através de inscrição prévia, pessoas do público em geral interessadas em fazer parte de um curto período de convivência mais intensa, em plataforma digital, a fim de compartilhar experiências, ampliar as discussões fomentadas pelas mesas, trazer novas questões ao debate, e estabelecer conexões mais próximas com outras pessoas dedicadas à prática do dramaturgismo.


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